"

Dúvidas Frequentes

Dúvidas sobre procedimentos, sintomas, tratamentos? Veja aqui as perguntas mais comuns e suas respostas.


Dúvidas frequentes - Prótese de mama

Qual a duração da cirurgia?

A cirurgia de prótese de mama dura de 1 a 2 horas

Onde ficam as cicatrizes?

Geralmente as próteses mamárias são colocadas através de pequenos cortes que podem ser no sulco inferior da mama ( o mais utilizado), na borda inferior da aréola ou pela axila.

Como é a recuperação pós-operatória? Quando posso voltar as atividades fisicas?

É uma cirurgia com rápida recuperação. Após 3 semanas a paciente poderá retornar gradualmente as atividades leves e caminhadas. Exercícios que exigem maior esforço com os braços devem ser evitados no primeiro mês.

Como escolho o tamanho ideal da prótese?

Na consulta com o cirurgião serão avaliados vários aspectos como altura, peso, medidas do tórax e outros. Através disso o cirurgião poderá sugerir um tamanho adequado. No entanto a paciente deve manifestar seu desejo sobre o tamanho e optar por aquele que mais se aproxima de suas expectativas.

Quando operar?

A cirurgia de implante de silicone nas mamas está indicada após o completo desenvolvimento da mulher. Geralmente após 16-18 anos de idade.
Após as gestações é preciso aguardar o término da amamentação

E quando há flacidez e excesso de pele nas mamas?

Nesses casos, devido a flacidez, ocorre também a queda das mamas. Sendo assim, além do implante de silicone para devolver o volume as mamas, é necessário a suspensão e retirada do excesso de pele (mastopexia ).

O material empregado na fabricação das próteses mamárias, geralmente, é um tipo de polímero sintético, comprovadamente biocompatível, conhecido como silicone Esse produto faz parte da composição do revestimento da prótese, podendo também ser coberto por outros produtos, como o poliuretano Nestas condições, ele é um produto inerte e com alta segurança, já que, devido à sua consistência coesiva, caso haja uma ruptura traumática da prótese, o gel de silicone não se dispersará, impregnando os tecidos. É raro, mas pode ocorrer rejeição à prótese de silicone.
É muito importante salientar que após varios estudos o silicone não foi associado a doenças degenerativas articulares ou ao câncer de mama. O que ocorre é que ele poderia dificultar a identificação de uma lesão mamária inicial, mas com o controle através da mamografia periódica e o desenvolvimento de técnicas mais avançadas de avaliação, esses problemas são contornados.

Dúvidas frequentes - Abdominoplastia

Qual o tempo de cirurgia?

cirurgia de abdome dura em média 3hs.

Como fica a cicatriz?

A cicatriz da abdominoplastia fica localizada logo acima do púbis, geralmente no mesmo local da cesariana. No entanto fica um pouco mais longa para ser possível ressecar o excesso de pele na região. Apesar disso com o tempo a tendência é ficar mais fina e pouco aparente, além de poder ser encoberta com roupas íntimas ou biquíni.

Como é a recuperação pós-operatória? Quando posso voltar as atividades físicas?
É necessário o uso de cintas modeladoras após a cirurgia. A drenagem linfática da região ajuda a obter um bom resultado. Geralmente a paciente retorna as suas atividades mais leves após um período de 30 dias. Exercícios que exigem maior esforço devem ser realizados após 60 dias.

Dúvidas frequentes - Blefaroplastia

Qual a duração da cirurgia?

A cirurgia das pálpebras dura de 1 a 2 horas.

Como é a recuperação pós-operatoria?

A cirurgia apresenta uma recuperação rápida e pouco dolorosa. Nos primeiros dias ocorre edema e equimose (coloração roxa na pele) na região, que vão regredindo aos poucos. O uso de compressas geladas é aconselhável nos primeiros dias.

Como ficam as cicatrizes?

Tanto a cirurgia da pálpebra superior quanto inferior apresentam cicatrizes finas e delicadas. São posicionadas nos sulcos naturais da pele, ficando disfarçadas e praticamente imperceptíveis.

Dúvidas frequentes - Ginecomastia

Quanto tempo dura a cirurgia?

A correção cirúrgica da ginecomastia dura em média 1 a 2 horas.

Como fica a cicatriz?

As cicatrizes ficam posicionadas na borda inferior da aréola.
São pouco perceptíveis. Alguns casos em que o tamanho da glândula é muito volumoso e haja pele em excesso, as cicatrizes podem ficar maiores.

Como é a recuperação pós-operatória? Quando posso voltar as atividades físicas?

A recuperação é rápida. É necessário um repouso relativo com os braços no início. É recomendado o uso de um colete para a compressão da região operada.
As atividades físicas mais leves são liberadas após o primeiro mês com uma progressão gradual dos exercícios.

Dúvidas frequentes - Gluteoplastia

Quanto tempo dura a cirurgia?

O implante de prótese de glúteos dura em média 2horas.

Como fica a cicatriz?

A cicatriz é posicionada no sulco entre os glúteos, ficando escondida neste local.

Como é a recuperação pós-operatória?

É uma cirurgia em que o paciente deve estar bem atento ao repouso e a higiene do local operado, pois as principais complicações são deiscência ( abertura ) da ferida e infecção.
Seguindo todas as recomendações de seu médico é possível uma boa recuperação.
As atividades físicas podem ser iniciadas gradualmente após 45 dias.

Dúvidas frequentes - Otoplastia

A partir de qual idade é possível operar?

O desenvolvimento da orelha se da por volta dos 6-7 anos de idade. A partir daí , a criança já pode se submeter a cirurgia.
A cirurgia também é realizada durante a fase adulta.

Como fica a cicatriz?

A cicatriz nesse tipo de cirurgia fica localizada atrás da orelha, escondida. E com o passar do tempo fica quase imperceptível.

Como é a recuperação pós-operatória? E o resultado?

Os paciente geralmente apresentam rápida recuperação.
Apesar do edema (inchaço) os resultados já são possíveis de ver logo no início. Mas somente após a regressão de todo o edema , 3 a 4 meses, teremos um resultado mais definitivo.

Dúvidas frequentes - Rinoplastia

Qual a duração do procedimento?

A cirurgia do nariz dura em média 2 a 3 horas.

Como fica a cicatriz?
As cicatrizes podem ficar na parte interna do nariz ou logo abaixo da ponta nasal, na columela. Geralmente ficam imperceptíveis com o passar do tempo.

E os resultados?

Logo no primeiro mês já se pode observar diferenças devido a cirurgia. No entanto o resultado definitivo somente após um ano, quando todo o edema regredir.

Como é a recuperação pós-operatória?

Apos um rápido período, 7 a 10 dias, o paciente já pode retornar a suas atividades diárias.